Novembro de 2021.  Foi " o tira a teima"... Quem é que fala isso mesmo?! 
Não vem ao caso...


Eu estive numa Escola a qual tenho muito apreço. Uma visita breve, mas que me rendeu um retorno esplêndido a parte mais leve da vida. 
Não estava lá num dia supimpa, embora quisesse muito ter com quem falar, me propus a ser uma estátua. Queria apenas ver as crianças brincarem.
Sentei tristemente, ah  desculpa a sinceridade. Mas só que é impossível para eu permanecer triste se em minha volta há crianças.
E sentada vendo-as se aproximar de mim, fui dando lascas de sorrisos quando os menininhos vinham me cumprimentar. Até que de repente, uma garotinha pertinente me solta esta:

 - "Você é criança ou adulto?"


Ah...Coração, lembrando aqui daquela canção que diz "se apronta pra recomeçar..."*

Eu me levantei, sentei de novo...ela se sentia a vontade de ficar perto do meu eu estátua, que já se amolecia...

Tive que responder alguma coisa. Respondi. Todos adoraram a resposta, eu mais ainda. Não a resposta que inventei, no fundo nem precisamos ter respostas, o importante é ter a oportunidade de ouvir a pergunta e poder pensar nela. 
O mundo corre muito para o imediatismo, todos somos sujeitos e participantes disso.
Mas, exatamente naquele momento, que eu também pude me perguntar se estava ali como criança ou adulto, tive a plena consciência que podia equilibrar os dois. 
Me levantei e sai. 
Sai como uma mulher mais feliz.
Por ter compreendido que estava tão íntegra como uma criança que vê mais a bondade das pessoas.
Eu sei que por outro lado, o meu eu adulto tem visto o contrário cada vez mais rápido... Mas este é um mérito de julgamento que não quero participar e isto tem um pouco a ver com a resposta que eu dei... 

Susana Raposo





  
Imagem de Vanize Lemos (Teresina- Piauí, Brasil).
 Jornalista, Assessora de Imprensa, fotógrafa, Mãe do Heitor. Aprendiz de bailarina e vive poesia em tempo integral.

* Canção: Começo, meio e fim.
 Roupa Nova






Comentários

  1. Texto muito interessante que gostei de ler.
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Susana! Sua escrita é sempre sensível e bela, doloroso e esperançosa ... como um dia de vida. 🙏🌻❤

    ResponderExcluir
  3. Muito sublime,que lindo as crianças e o coração da Poeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog