Real forma de ser


Quando vejo uma formiga
É como se ela fosse
uma forma minha de ser

- Mas o que foi?- Me perguntaram.
Feriram a poesia
E dispensaram o poeta.

- E o que vais fazer? 

Poupar às formigas.
Arrumar uma forma 
de sermos amigas...

Quando vejo assim
parecendo perdida
Ela me faz procurar
minha própria saída.

Nunca foi na direção que me apontaram...

E talvez a poesia
Seja a taça de vinho já bebido
Todos os nãos e portas fechadas,
porque não se vende
as ruas por onde ela nasce,
não se sabe por quê aparece...

Um dia, uma única reluzente formiga
me fez pensar
que o espelho estava errado...
Ela era de verdade
O espelho quem mentia,
com sua hostil risada de rebeldia...

Salva
pela alva...
formiga.

Susana Raposo


Comentários

  1. Incrível como vc consegue ver poesia nas coisas e seres simples... parabéns ☺️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog